Cadeira de Rodas Autônoma

Objetivo de ajudar as pessoas

Cadeiras de rodas são instrumentos muito importantes na melhoria da qualidade de vida de pessoas com dificuldades de locomoção e a robótica móvel pode auxiliar essas pessoas em ambientes como museus, hospitais, exposições etc.

Cadeira de rodas do grupo de pesquisa GAIn.

Plataforma robótica

Para obter-se um sistema de navegação robusto e aplicável na prática, é necessário o desenvolvimento de muitos componentes como locomoção, percepção, sensoriamento, localização e navegação, que demandam de um conhecimento interdisciplinar muito amplo, abrangendo mecânica, eletrônica, cinemática e dinâmica do robô, teoria de controle, análise de sinais, visão computacional, instrumentação, algoritmos de computador, teoria da informação, inteligência artificial e probabilidade.
Os equipamentos necessários instalados para transformar a cadeira em uma plataforma robótica foram: encoders, sistemas embarcados, LiDAR, access point, câmera, além de alterações estruturais.

Destaque para os itens instalados na cadeira de rodas.
[

Resultados até o momento

Alguns dos principais trabalhos realizados estão detalhados abaixo:

1) Navegação autônoma utilizando ROS
Este trabalho apresenta o processo de transformação de uma cadeira de rodas motorizada em uma plataforma robótica a partir da instalação de instrumentos de medição e sistemas embarcados para processamento computacional e como a implementação de algoritmos de sensoriamento, planejamento e atuação para realizar uma tarefa de navegação autônoma em um ambiente interno e mapeado.

Testes de navegação autônoma.


2) Navegação utilizando Landmarks artificiais e odometria:
Este trabalho propõem um sistema de localização com o intuito de minimizar os erros provenientes da odometria. Onde, a técnica baseia-se na utilização de landmarks artificiais diferenciados entre si por códigos DataMatrix, fixados ao teto do ambiente de navegação. Uma câmera foi embarcada na cadeira de rodas com a lente apontada para o teto, que por meio de um laptop, processava as imagens adquiridas, obtendo informações precisas da localização. Essa informação então é enviada para o robô móvel corrigir sua postura, reduzindo o erro cumulativo da odometria à medida em que cada landmark é identificado.

Testes de navegação utilizando landmarks artificiais


3) Localização utilizando Monte Carlo via ROS
Esse trabalho busca avaliar o uso do AMCL (Adaptive Monte Carlo Localization) para estimar a localização de uma cadeira de rodas instrumentada em um ambiente indoor, fazendo uso de alguns software para desenvolvimento de robôs, disponíveis no ROS (Robot Operating System).

Testes de localização utilizando Monte Carlo.